quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Agreste - o que é

Uma breve apresentação das quatro subdivisões do Nordeste Brasileiro, que do sentido leste-oeste são:
  • Zona da Mata;
  • Agreste;
  • Sertão;
  • Meio-Norte.
A Zona da Mata é a sub-região em que predomina o clima tropical úmido e onde existe a maior concentração demográfica da região Nordeste, nela o principal bioma é a Mata Atlântica. 

O Sertão ocupa a maior parte da região e possui clima semiárido, com predominância da caatinga. 

O Meio-Norte é uma subdivisão em que os biomas predominantes são a Floresta Amazônica e a Caatinga, sendo uma zona de transição, onde a vegetação predominante resultante é a Mata dos Cocais.

Vegetação do Agreste em tempo chuvoso
O Agreste é uma faixa entre a Zona da Mata e o Sertão Nordestino que, por sua localização geográfica, possui temperaturas mais amenas que as sertanejas, possuindo um clima predominantemente semi-úmido. Situado no Planalto da Borborema (aproximadamente a 500 até 800 metros acima do nível do mar) o Agreste recebe massas de ar úmidas do Oceano Atlântico que provocam chuvas na região e subtraem umidade dos ventos que sopram em direção ao interior, ajudando a causar secas em parte do Agreste em e praticamente todo o Sertão.

Clima do Agreste
Clique para ampliar . Mapa climático do Nordeste. Fonte: IBGE
Vegetação do Agreste em tempo de estiagem
O Agreste apresenta temperaturas que variam entre 18 e 30 °C e a estação chuvosa geralmente compreende o período conhecido como outono-inverno.

O índice pluviométrico anual do Agreste variam de 700mm a 1000mm, aproximadamente, não chegando a pertencer a classificação mundial de clima semiárido (BSh - segundo a classificação climática de Köppen- Geiger), sendo boa parte da sub-região classificada pelo IBGE como clima tropical semi-úmido.

Características do Agreste
Pequeno açude no Agreste
A zona do Agreste é uma área de transição de biomas e por isso possui uma vegetação e clima com características das subregiões vizinhas e se estende do Rio Grande do Norte à Bahia Central. Não tão úmida como a Mata Atlântica e nem tão seca quanto a caatinga do Sertão, a vegetação do Agreste é mista entre a vegetação de floresta tropical e de caatinga, sendo mais densa que a vegetação sertaneja.

Área pastoril e mata original ao fundo
No Agreste há predomínio do minifúndio como propriedade rural. Nas partes mais úmidas predomina a pecuária leiteira e a agricultura de subsistência e nos trechos mais secos a pecuária extensiva é mais comum. Devido a uma maior concentração de pessoas na sub-região, o desmatamento é muito intenso e por isso atualmente apenas algumas serras, brejos e localidades preservadas possuem a vegetação original do Agreste.

Serra com brejo de altitude no topo
Por todo o Agreste há a ocorrência de brejos de altitude, que são áreas onde chove mais que as partes mais baixas e geralmente estão em serras. Nesses brejos se cultivam frutas e produtos comerciais. Eles são considerados pequenas "ilhas" de remanescentes de Mata Atlântica em meio à vegetação do Agreste ou às pastagens.

Esses brejos ocorrem porque o clima e a pluviosidade dessas partes das serras do Agreste propiciam um clima que dá sustento a um trecho de Mata Atlântica.





Referências:
http://www.mundoeducacao.com/geografia/agreste.htm
http://www.alunosonline.com.br/geografia/subregioesdonordeste.html
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/nao-chove-sertao-nordestino-736936.shtml
http://www.infoescola.com/geografia/agreste/
http://emdiv.com.br/pt/brasil/geografia/256-o-agreste-nordestino.html
http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/34635/1/AAPCA-V4-Artigo-01.pdf
http://portais.ufg.br/uploads/68/original_Classifica____o_Clim__tica_Koppen.pdf
http://www.mma.gov.br/estruturas/chm/_arquivos/parte1_brejos.pdf
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40141997000100007&script=sci_arttext
http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/default_prod.shtm
http://www.todamateria.com.br/regiao-nordeste/
http://www.mma.gov.br/estruturas/203/_arquivos/5_livro_ecologia_e_conservao_da_caatinga_203.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário