Galeria de Fotos

Vegetação original do Agreste em tempo de chuva (maior parte do ano) - Mata do Fomento, Campina Grande - PB

A maior parte da vegetação original do Agreste foi destruída para a criação de pastagens e plantações (policultura de subsistência, ao contrário da região de Mata Atlântica, onde predomina a monocultura). Na foto podemos ver um trecho de mata preservada no topo da colina.

Vista de uma pequena serra, muito comuns na região do Planalto da Borborema. No topo da serra há um brejo de altitude, ecossistema considerado por muitos como parte da Mata Atlântica, o que sugere que a Mata Atlântica avançou para o interior durante um período da história em que o clima era favorável e retornou aos seus limites originais com uma mudança climática, deixando trechos da floresta tropical pluvial em partes do interior do Nordeste em que o clima dava sustento à tal floresta. (Fonte: http://www.mma.gov.br/estruturas/chm/_arquivos/parte1_brejos.pdf)

Pequeno açude com garça ao fundo. Esse tipo de reservatório é usado em fazendas para suprir as necessidades de água dos animais e plantas e muitas vezes estão com sua superfície coberta por plantas aquáticas (conhecidas como "pasta").
Vegetação original do Agreste durante período seco. Repare que nem todas as folhas se perdem, por isso pode-se dizer que a vegetação do agreste é sub-caducifólia. Mata do Fomento - Campina Grande - PB
Exemplo de pastagem no Agreste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário